24 de abril de 2013

Quando penso no futuro....


Quando penso no futuro, automaticamente penso na Malu, afinal de contas ela é uma continuação do que eu e o Rodrigo somos hoje, e o que somos hoje, modéstia parte, são “raros exemplares”.  Para nós,  brincar de Barbie e de “comandos em ação” até os 13 anos era normal, esconde esconde não tinha segundas intenções e levar uns tapas do pais não era crime, nem dava processo (mas tudo dentro dos limites ok). Os brinquedos eram “raros”, só se ganhava presente em datas especiais, e isso não incluía o dia das crianças, que se resumiam á caixas de bombons. Isso nos fez menos consumistas, e quando falo nós me refiro também a todos que “enxergavam” os limites “invisíveis” que nos cercavam. Não digo educados, porque educação vem de berço e tem muita gente que faltou levar umas palmadas quando era pequeno.

O que eu percebo hoje é que as pessoas confundem valor e preço. Usar roupas caras e de grife é super legal, acho que todos gostariam de ter um guarda roupa caro, mas isso não me tornaria mais educada, nem melhor que o porteiro do prédio, que fica acordado a noite toda para que eu tenha uma noite de sono tranqüilo  sabendo que ninguém vai entrar na minha casa.  Ter os melhores sapatos não me daria o direito de sair por ai “pisando” nas pessoas. “Bom dia”, “Obrigado” e “Por favor”, não gastam o meu batom. 

O que eu ensino para a Malu é o que aprendi, a respeitar as pessoas independente de raça, cor, opção sexual, profissão, e principalmente os mais velhos, afinal, todos vamos envelhecer, TODOS, sem exceção, não importa se você fez plástica, o seu organismo continua envelhecendo, você só esticou a pele. Amar e respeitar os animais, eles não são muito diferentes nós. Preservar a natureza, afinal nós precisamos dela. 

Gentileza, paciência e educação não ocupam espaço, e sim, estou sendo clichê! E sabe o que me preocupa?! O que eu ensino para a Malu, é o que todo mundo já sabe, mas não é o que eu vejo por ai na prática. Nas lojas, nas ruas, nas filas do mercado, do banco, no atendimento em locais públicos e hospitais o que eu presencio é descaso, falta de educação e de respeito, pessoas interesseiras,  gananciosas e hipócritas. E que perdoem as exceções, que existem, são raríssimas e tem toda minha admiração, mas quando penso no futuro, fico preocupada, porque não consigo, nem a curto prazo, imaginar aonde vamos parar!

Como esse não é o primeiro blog, tinha feito um post com esse texto no blog anterior, mas recebi um e-mail pedindo para eu postasse de novo. Então, ai esta.

Bjo Ve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala ai: