27 de janeiro de 2014

Protegendo a sua pele!


A Ana Cris é uma amiga bem próxima, ela é residente de Dermatologia da FAMEMA, faculdade de Medicina aqui de Marilia, eu fiz um convite, e ela aceitou participar, sempre que puder, dando dicas e informações bem bacanas sobre assuntos relacionados aos cuidados com a pele. Hoje, na estreia dela aqui no blog, ela vai falar sobre  novo consenso de fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia e a importância do famoso protetor solar para nossa pele.



"O novo consenso de fotoproteção da SBD Olá! Essa é a minha estréia no blog! A Vê me pediu pra fazer um post que considero importantíssimo e que repito todos os dias para os meus pacientes: A importância de proteger a pele do sol. E mesmo com tanta informação nos dias de hoje, há quem insista em não se proteger. No nosso país tropical não dá pra descuidar, né? O sol é responsável pelo desenvolvimento de várias doenças, como o câncer de pele, a queimadura solar, o envelhecimento cutâneo e contribui com inúmeras outras doenças, denominadas fotodermatoses.

A prova disso está na nossa pele mesmo: compare a pele do rosto, colo ou do braço de uma pessoa de aproximadamente 50 anos que nunca se protegeu do sol, com a pele das coxas e do abdome, por exemplo... tem um aspecto muito mais envelhecido e está muito mais sujeita às manifestações de doenças induzidas pelo sol. E mesmo os chamados fototipos mais altos, como pele morena e negra, necessitam de fotoproteção!

A Sociedade Brasileira de Dermatologia uniformizou as orientações de fotoproteção em um consenso disponível para todos! E aqui vai um resumo importante:

1) A SBD recomenda o uso de protetores solares de FPS mínimo de 30. Produtos com FPS mais altos são mais indicados para pacientes com maior sensibilidade ao sol, antecedentes pessoais ou familiares de câncer de pele, pacientes em tratamento de fotodermatoses ou durante tratamento cosmiátrico e pacientes expostos a maior quantidade de radiação solar por motivos profissionais ou de lazer.

2) Recomenda-se a não realização de atividades esportivas ao ar livre e exposição direta ao sol no período entre 10 e 15 horas. No Nordeste Brasileiro: Orienta-se o início da restrição a partir das 9 horas da manhã e no Centro-Oeste Brasileiro ou estados com horário de verão: orienta-se a manutenção da restrição até as 16 horas.

3) Medidas fotoprotetoras mecânicas como roupas, chapéus e óculos de sol devem ser sempre orientadas.

4) Aplicação do fotoprotetor deve ser feito com a menor quantidade de roupas possível, 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol, e reaplicados a cada 2 horas ou após imersão em água.

5) Em crianças:
- Menores de 6 meses não devem se expor ao sol
- Acima de 6 meses – Utilizar a regra da “sombra”: se a sombra do seu corpo no chão for menor do que sua altura, a criança não deve ficar exposta ao sol.
-De 6 meses a 2 anos: uso de protetor solar FPS 30 - Produtos em creme e bastões são particularmente recomendáveis.
- Acima de 2 anos: uso de produtos com resistência à agua, fácil aplicação e espalhabilidade. Uso de produtos em loção cremosa e em aerosol são os mais bem aceitos.

Espero que este post colabore com a sua adesão a fotoproteção! Existem protetores indicados para cada tipo de pele também, mas ai fica pra outro post. Beijos Ana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala ai: